Liceu

“Das Monokel”: A controversa ação de protesto de Lüzerath

Nos últimos dias tem aparecido apenas uma palavra nas notícias alemãs: “Lüzerath”. A aldeia da Renânia, perto de Colónia, foi durante alguns dias palco de um confronto entre polícias e ativistas climáticos, até Greta Thunberg esteve presente.

A aldeia será dragada pela companhia de energia RWE devido aos consideráveis depósitos de carvão. A pequena aldeia já não tem habitantes, mas alguns ativistas permaneceram lá até há alguns dias em casas de árvores construídas por eles próprios.

A ação de protesto começou no início da manhã e os ativistas chegaram em massa em autocarros para entrar na aldeia e impedir a continuação da extração de carvão.

Inicialmente apenas foram trocadas palavras entre a polícia e os manifestantes, mas a situação rapidamente se agravou – foi atirada lama e foram utilizados bastões. Chegou a haver relatos de concussões.

A ativista Greta Thunberg colocou-se à entrada da mina, tendo como resultado sido levada por um grupo de polícias, com sua expressão travessa evidente nas filmagens.

No final do protesto de dois dias, todos os manifestantes foram expulsos do local. Isto custou à polícia muita força e nervos – permanece a questão: “O que se conseguiu com esta ação?”

Embora a exploração mineira continue, foi sensibilizado o mundo inteiro para a precariedade da situação em termos de alterações climáticas e para a necessidade urgente de medidas de proteção.

 

de Lila Lagune & Cleo Tartin

 

Publicado em 30 Jan 2023
Imprimir
Auszeichnungen