DSL

„Mozart é fixe” – uma visita do Quarteto Sol

Na semana antes das férias de outono, os nossos alunos e alunas tiveram uma sessão muito especial com um quarteto de cordas composto por alunos e alunas da Universidade de Frankfurt.

Depois de uma visita ao Colégio Alemão do Porto, na véspera, e imediatamente antes de um concerto beneficente em Cascais, encontraram tempo para não uma, mas duas sessões na nossa Escola.

Na primeira sessão, introduziram as turmas do 7º ao 12º ano ao funcionamento de um quarteto de cordas e a três diferentes períodos da História da Música: das harmonias do Barroco ao ritmo do período Clássico, seguido das longas melodias do período Romântico.

O quarteto foi acompanhado nesta viagem no tempo pelo nosso aluno Jihang Wang, que foi distinguido este ano em Madrid com um primeiro prémio na etapa regional do concurso “Jugend Musiziert”. Questionado acerca da primeira peça, na qual tocou no papel de primeiro violino, Jihang Wang, mostrou-se descontraído: preparar-se tinha sido muito fácil e “Mozart é fixe”.

Todos participaram de forma interessada no workshop e ficaram impressionados com a prestação deste seu colega, tal como os músicos do quarteto.

A segunda sessão foi muito diferente: a sala foi invadida por cerca de 200 alunos e alunas, do 1º ao 6º ano, que inundaram os músicos do Quarteto Sol de perguntas. Curiosas e cheias de energia, as crianças adoraram aprender mais sobre cada um dos instrumentos de um quarteto de cordas: os dois violinos, a viola e o violoncelo. Aprenderam a distingui-los um do outro de olhos fechados e fizeram todas as perguntas que lhes iam na alma, desde a finalidade “daquelas partes pretas” à possibilidade de mudar a forma dos instrumentos. Será que podiam ser completamente diferentes?

Por fim, as crianças ouviram encantadas e de forma atenta o quarteto a tocar em conjunto.

A visita do Quarteto Sol foi um enorme êxito e um dia diferente que vai certamente ficar na memória de todos os presentes.

 

Publicado em 04 Nov 2022
Imprimir
Auszeichnungen