Fazer uma coroa do advento: um tutorial passo a passo
Para fazer a vossa própria coroa do advento vão precisar de ramos de pinheiro, de arame plastificado (à venda nos centros de jardinagem e lojas de bricolage) e de uma tesoura de jardinagem. Assegure-se de que os ramos de pinheiro estão limpos, secos e sem insetos. Para as nossas coroas, usámos ramos de pinheiro e cipreste. Se não tiver acesso a uma fonte natural, também pode comprar os ramos num horto ou numa quinta que venda árvores de Natal.
1. Cortar secções verdes dos restantes ramos
Usamos uma tesoura de jardinagem para cortar secções verdes das pontas dos ramos – o ideal são secções de 15 a 20 cm.
2. Formar um anel a partir de um ramo
Para a base, vamos usar um ramo do qual removemos as agulhas e juntamos as pontas com arame, formando um anel.
3. Prender os ramos à coroa
Para fazer a coroa, juntamos ao anel que formámos três ramos de cada vez, de forma a cobrir tanto a parte superior como as laterais. Rodeamos as pontas inferiores dos ramos com arame duas vezes de forma firme. Continuamos sempre, sem cortar o arame, a juntar três ramos de cada vez à volta da coroa e a fixá-los com duas voltas de arame, até ter dado a volta.
4. Fechar a coroa
Ao terminar, colocamos dois ramos por cima da última secção que prendemos com o arame, de forma a camuflar o fim da coroa. As secções presas com o arame não devem ficar visíveis.
5. Terminar a coroa
Por fim, cortamos o arame, enrolamo-lo na ponta inicial e inserimo-lo na coroa. Se repararmos que a coroa final está desequilibrada, podemos acrescentar novos ramos nas secções mais despidas, espetando-os no arame ou mesmo apenas inserindo-os entre os outros ramos.
De seguida, podemos decorar a coroa com os mais diversos elementos decorativos. Por vezes, menos é mais! Alguns dos elementos tradicionais, para além das velas, são laços, bolas de árvore de Natal, pinhas, frutas secas ou paus de canela.
Publicado em 28 Nov 2022