Liceu

“Das Monokel”: Mesa redonda sobre o conflito na Ucrânia

Cerca de seis semanas após a invasão da Rússia, uma mesa-redonda sobre a guerra na Ucrânia teve lugar no auditório da escola no dia 7 de Abril de 2022. Antes disso, todos os alunos e alunas podiam enviar as suas perguntas sobre o conflito, que foram depois recolhidas pela SV, pela Politik AG e pela AG Schulzeitung e preparadas para ser colocadas aos convidados.

Os especialistas convidados foram Gerald Miebs, director da Escola Alemã em Kyiv, Andreas Ludwig do Departamento de Ciência Política da KU Eichstätt-Ingolstadt e David Matei, oficial da juventude das Forças Armadas alemãs. Gerhild Steinhauer, da Embaixada da Alemanha em Lisboa, disse algumas palavras introdutórias. Graças a este leque diversificado de convidados, um amplo espectro de perspetivas sobre a guerra foi transmitido a todos os smartboards das salas de aula.

 

Após a introdução dos convidados, a sessão de perguntas e respostas começou com perguntas dos alunos. Um primeiro conjunto de perguntas foi dirigido ao diretor da Escola Alemã de Kyiv, Gerald Miebs. Este já não estava na capital ucraniana, mas sim em Berlim.  Na altura da eclosão da guerra, eram as férias do Carnaval, por isso o diretor estava de férias no Cairo. A partir daí foi trazido diretamente para Berlim, deixando tudo o que possuía em Kyiv para trás.

Felizmente, muitos estudantes também estavam de férias e puderam ser colocados imediatamente em segurança, enquanto muitos que ainda estavam em Kyiv ou na Ucrânia tentaram fugir.

As famílias fugiram frequentemente de autocarro para as fronteiras, onde tiveram de esperar horas ou dias para deixar o país. Gerald Miebs falou de “situações terríveis”.

Soube-se também que alguns estudantes de 18 anos tiveram dificuldades em sair do país, uma vez que os homens com idade legal são obrigados a lutar contra o exército russo.

Felizmente, acabaram por conseguir deixar o país, com o argumento de que nem tinham concluído o seu ABI e que já existiam muitos voluntários que queriam juntar-se à luta.

Quando perguntado se o edifício escolar da DS Kyiv tinha sido danificado, o Sr. Miebs respondeu que ainda estava intacto, mas que um centro comercial nas proximidades, frequentemente visitado pelos professores e alunos, tinha sido bombardeado.

Quanto às aulas, continuavam a ser realizadas online, ainda que, pelas razões apresentadas, apenas cerca de 40% dos alunos e alunas tenham conseguido participar. Muitos foram também colocados como Gastschüler*innen em outras escolas alemãs.

David Matei, como oficial da juventude das Forças Armadas alemãs, fez uma apresentação bem preparada para ilustrar as causas do conflito.

Ele explicou que o Presidente russo Vladimir Putin descreveu a desintegração da União Soviética no início dos anos 90 como a maior catástrofe geopolítica do século XX. Do ponto de vista do governo russo, a OTAN também quebrou a sua promessa de não se expandir para leste. Nos anos 2000, mais e mais países da Europa Central e Oriental aderiram à aliança militar. Matei salientou que esta promessa não foi feita por escrito. Em 2014, as forças russas já tinham ocupado partes da Ucrânia, especialmente a Península da Crimeia. Putin deu como mais uma outra razão para o ataque que o governo ucraniano era composto por nazis. A questão de como a guerra iria continuar não pôde ser respondida facilmente. Por exemplo, a posição da China, por exemplo, ainda não era clara. A Alemanha ou a OTAN poderiam estar directamente envolvidas na guerra se um dos países da aliança foram atacados. Com base no artigo 5º dos acordos da OTAN, o os países aliados devem então fornecer apoio militar.

Andreas Ludwig, cientista político alemão e professor na Universidade de Eichstätt-Ingolstadt, abordou em seguida várias questões e preocupações. Sublinhou que a política externa alemã está actualmente a viver uma “viragem histórica”, conforme colocado pelo chanceler Olaf Scholz. Isto pode ser visto principalmente nas sanções e o fim das relações políticas com a Rússia.

Um dos seus focos foi também a alteração na política de segurança de Estados até então neutros, como a Suíça, a Suécia e a Finlândia. Estes últimos agora até querem aderir à OTAN.

Em relação ao país beligerante, o Dr. Ludwig explicou que a Rússia foi expulsa do Conselho Europeu por violações dos direitos humanos, das liberdades e da democracia. O Conselho Europeu discute questões como a proteção dos direitos humanos e não está diretamente ligado à União Europeia, e é por isso inclui alguns Estados que não são membros da UE.

Na sua opinião, as raízes da guerra estão na dissolução da União Soviética, em 1991. Vladimir Putin e os seus conhecidos do seu tempo no serviço secreto querem restaurar a Rússia ao seu antigo poder. Esta visão incluiria os territórios da Bielorrússia e da Ucrânia.

Para resolver a guerra, seria necessário de remover a sua base económica, mas a o problema é que a Alemanha e muitos outros países europeus dependem do gás russo. Através da diplomacia e da comunicação, espera-se que seja possível para pôr fim a esta guerra destrutiva.

 

Nós, como editores, sentimos que a situação nos foi explicada de uma forma simples e que os peritos convidados expressaram abertamente a sua opinião profissional. Foi-nos possível ganhar uma nova perspetiva sobre a guerra e comentar nós próprios a situação. Naturalmente, estamos conscientes de que certos aspetos, devido à sua natureza controversa, não foram discutidos de forma mais aprofundada, o que é compreensível, mas, no entanto, uma pena.

Estamos gratos pela oportunidade de participar nesta sessão de perguntas e respostas e sentimo-nos muito mais informado. Gostaríamos que tais eventos acontecessem com maior frequência no futuro.

 

por: Equipa Editorial “Das Monokel”

 

Publicado em 05 Jul 2022
Imprimir
Auszeichnungen