DSL

“Das Monokel”: Primeiros Socorros

Um inquérito feito a mais de 50 alunas e alunos da EAL revela: A vontade de ser capaz de ajudar numa situação de emergência, porém os conhecimentos de Primeiros Socorros variam substancialmente

 

Imagina que alguém desmaia na escola – e só os professores sabem como agir em situações de emergência. Uma sensação estranha, não é?

Primeiros Socorros: todos sabem o que é, mas nem todos sabem o que fazer. Dizem-nos que a Escola Alemã de Lisboa é uma escola secundária geral, mas quantos conhecimentos gerais nos são ensinados aqui?

Num inquérito realizado na escola, verificou-se que todos os inquiridos sabiam o que são os Primeiros Socorros, mas apenas menos de metade tinha conhecimentos adequados de primeiros socorros. Isso não é perigoso e também muito constrangedor? Não necessariamente para os inquiridos, mas definitivamente para a escola!

O nosso tempo escolar deve preparar-nos para a vida e para os possíveis obstáculos no nosso percurso, e mesmo assim não aprendemos a fazer compressões torácicas ou respiração de salvamento.

Se queremos fazer um curso de Primeiros Socorros, temos de o fazer em privado, mas não seria uma boa ideia fazer algum tipo de curso na escola todos os anos?

Não tem de ser tudo de uma só vez, mas todos os anos poderíamos aprender algo mais e um pouco mais no ano seguinte.

Em geral, todas as professoras e professores fizeram um Curso Profissional de Primeiros Socorros pelo menos uma vez. Não deveria então também ser possível ter algum tipo de aulas de primeiros socorros durante duas horas por ano?

Existe a prevenção de drogas, educação sexual e fala-se de stress e saúde mental, mas se alguém desmaiar de repente, apenas os professores ou a enfermeira podem ajudar.

Não deveria isto mudar?

 

Lotte

 

 

Publicado em 19 Mai 2022
Imprimir
Auszeichnungen