RoboCup Hannover 2020
Liceu

Robotik DSL goes RoboCup Hanôver

A AG de Robótica partiu com o Herr Rebelo, o Herr Boomgaarden e sete alunos para Hanôver para participarem no concurso “Robocup”. A viagem teve começo no dia 1 de março para Hanôver.  Na manhã de segunda-feira, a equipa de robótica dirigiu-se entusiasmadamente até à distinta Universidade de Leibniz para a receção de todos os participantes. O evento teve lugar no belo átrio da antiga universidade técnica. Cerca de 500 estudantes do 5º ao 11º ano trabalharam com robôs Lego “Mindstorm”, ou veículos controlados pela Arduino.

A competição decorreu nos dias 2, 3 e 4 de março. Os estudantes da EAL participaram na chamada “Linha de Resgate”. Esta disciplina consistiu em conduzir um robô num percurso marcado por uma linha preta, que acompanhava várias rampas a descer e a subir. Alguns obstáculos obrigavam o robô a sair do percurso e a encontrá-lo novamente. O final do percurso levava a uma sala, onde várias esferas metálicas tinham de ser detetadas e salvas.

A competição foi disputada em três rondas. Os pontos eram contabilizados para um ranking final e apenas os que tivessem uma alta pontuação ganhariam um bilhete para o Campeonato Alemão.

As equipas EAL participaram alegremente, mesmo com algumas adversidades. Após a primeira corrida, os robôs de duas equipas da EAL mostraram falhas. Admiravelmente, a equipa mais jovem da DSL fez uma boa corrida. Na última corrida, dois robôs sofreram uma rutura no eixo e danos no corpo. O terceiro grupo perdeu alguns pontos devido a problemas de software. No final, faltavam somente alguns pontos por parte dos grupos da EAL para a qualificação necessária.

Foi um grande, inspirador e desafiante evento para todos os envolvidos. No final, todos os participantes mostraram-se entusiasmados com a competição e muito contentes por terem participado. Os nossos alunos aprenderam muito e estão entusiasmados para também participar no próximo ano!

 

Publicado em 08 Mar 2020
Imprimir
Auszeichnungen